Numa altura em que se acentua a crise nos media, o papel do Estado no financiamento do jornalismo é cada vez mais discutido. Recuperamos alguns exemplos de apoio público. Além dos países nórdicos, na Europa destaca-se o exemplo português da Região Autónoma dos Açores.
Miguel Crespo era até agora coordenador de formação do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas. Foi um dos oradores do 5.º Congresso dos Jornalistas.
No painel “Como ensinar a ser repórter”, Cândida Pinto repórter da RTP e Paulo Moura repórter freelancer, incidiram sobre as motivações individuais na escolha da profissão e o aspeto prático essencial da profissão de repórter.
Hugo Torres garante que o trabalho da Time Out também é serviço público e que a revista fornece informação isenta e rigorosa, independentemente da conotação de jornalismo de ‘lifestyle’.
Inês Lopes, 35 anos, utente da APPCDM de Lisboa, faz parte do staff do 5º Congresso dos Jornalistas. Trata-se de uma oportunidade destes jovens serem “reconhecidos, não como pessoas com deficiência”, mas “como pessoas com capacidades”.
Três Jornalistas, três gerações e três perspetivas diferentes uniram-se numa conversa informal com estudantes sobre jornalismo. Catarina Reis (Mensagem de Lisboa), Cristina Lai Men (TSF) e Rita Murtinho (Freelancer – RTP) partilharam as suas experiências na Mesa Redonda com jovens jornalistas.
Apesar de todas as dificuldades com que trabalham, muitos jornalistas persistem na profissão por amor. Esta é uma das conclusões do estudo “Precariedade no Jornalismo”, apresentado por Alexandra Figueira.
A ética jornalística é essencial na formação dos futuros profissionais dos media, sublinhou Stephen Ward, especialista em ética mediática, em entrevista à Redação do Congresso.
A necessidade de preservar os arquivos dos jornais foi o ponto de partida do debate “SOS Memória”, no 2º dia do Congresso. Profissionais da Visão, RTP, Diário de Notícias e do Gerador discutiram a importância de manter a memória dos media.
Raúl Paula Santos tem 60 anos e mais de metade da vida dedicou-a ao jornalismo, na Rádio Renascença. Tiago Serra Cunha, de 24, soma dois com o jornal Expresso.
No primeiro dia do Congresso dos Jornalistas, Pedro Coelho, da organização, Luís Pedro Simões, do Sindicato dos Jornalistas, e António Borba, da Casa da Imprensa, revelam as expectativas que guardam relativamente ao evento.
A rádio tem desempenhado um papel fulcral em vários momentos históricos, em Portugal e por todo o mundo. Nesta reportagem contamos como a Rádio Braga, há 35 anos, lançou o caos com a Guerra dos Mundos.
A crise no financiamento do jornalismo vai muito além do panorama nacional e chega a cada canto do País. O Norte não é exceção esta realidade é sentida, por exemplo, nas redações do Jornal Alto Minho e da Rádio Alto Ave.
Oiça as histórias de dezenas de pessoas que estão a ser partilhadas ao longo do 5.º Congresso, e que ilustram diferentes situações em todo o País.
Consentimento de Cookies
Para proporcionar a melhor experiência ao utilizador, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.