No exato ano em que comemorarmos os 50 anos de democracia e de liberdade de imprensa faremos o 5.º Congresso dos Jornalistas. A média de reuniões magnas – um congresso em cada década de democracia – é, obviamente, motivo de reflexão.
A Sua Excelência o Presidente da República concede o seu Alto Patrocínio ao 5º Congresso dos Jornalistas Portugueses. O Alto Patrocínio constitui uma chancela e um contributo do Presidente da República para a concretização de ideias que tenham em vista o desenvolvimento do País.
O Sindicato dos Jornalistas tem como objetivo lutar intransigentemente pela defesa dos direitos, individuais e coletivos, e pelo escrupuloso cumprimento dos deveres, em particular deontológicos, dos(as) jornalistas, pela defesa intransigente do seu direito de acesso à informação, em nome do direito dos e das cidadãs a serem informados(as) com rigor e seriedade.
A Casa da Imprensa – Associação Mutualista é uma instituição particular de solidariedade social que tem como missão principal conceder benefícios de saúde e de segurança social complementar a associados e familiares. Criada e dirigida por jornalistas, está aberta a todos os profissionais da comunicação e dos audiovisuais e a autores de obras científicas, literárias e artísticas.
O Clube de Jornalistas é uma associação de jornalistas orientada para a cultura e o lazer. Fundado em 1983, sob a presidência do jornalista Silva Costa. No final dos anos oitenta foram lançados os Prémios Gazeta. Dois eventos marcam o mandato em curso de Maria Flor Pedroso, as “Conversas de Jornalistas” e o projeto “Clube de Jornalistas 25_40_50”.