União Europeia reconhece que Portugal tem um jornalismo de excelência

União Europeia reconhece que Portugal tem um jornalismo de excelência

A União Europeia (UE) continua empenhada em apoiar todos os jornalistas onde quer que se encontrem.

Esta intenção foi vincada por Sofia de Sousa e Sara Machado que, no terceiro dia do Congresso dos Jornalistas deram a conhecer os atuais projetos de apoio europeus ao jornalismo e à comunicação.

Como representante da Comissão Europeia (CE) em Portugal, Sofia de Sousa não esconde o orgulho que tem ao ver o trabalho dos jornalistas ser reconhecido e reforça a exímia qualidade do jornalismo que é feito em Portugal. Afirmou que a UE reconhece que “o nosso país tem um jornalismo de excelência”. 

Dos projetos que a CE reúne, Sofia de Sousa refere que o apoio financeiro ascende a 50 milhões de euros por ano. Entre esses projetos está o News Initiative, um apoio que se traduz em linhas de financiamento com o objetivo de ajudar os meios de comunicação a terem outro tipo de financiamento, para poderem testar novos modelos de negócio.

Sara Machado reforça que “o Centro de Informação Europa Criativa existe para ajudar” também nesta matéria. Esta responsável pela Vertente Média Noticiosos do Europa Criativa, apresenta o News Initiative como um programa com fundo competitivo. A sua função é promover e facilitar o processo de candidatura, esclarecendo o percurso.

O projeto divide-se em parcerias jornalísticas e literacia mediática. O intuito das parcerias jornalísticas é colaborar com dois ou mais países da União Europeia, para trabalhar um tema e estruturá-lo de modo a que deixe de ser um problema. O principal requisito de participação é ter uma argumentação sólida sobre a necessidade do projeto.

Na literacia mediática, a máxima é potenciar os projetos que já existem e funcionam bem, agregando vários parceiros. O Newaves e o Free You são apenas alguns exemplos dos planos acima referidos.

Para além destes projetos, o Europa Criativa dispõe de outras oportunidades de financiamento, como bolsas para projetos mais pequenos (Journalismfund Europe, Stars4Media e Display Europe).

Por: Ana Carolina Guerreiro e Iara Silva | ISCTE
Fotografia: Pedro Esteves | IP Viseu