“É através da literacia que conseguimos atingir um jornalismo de melhor qualidade”

“É através da literacia que conseguimos atingir um jornalismo de melhor qualidade”

O jornalismo tem qualidade? A questão pode dividir opiniões, mas sobre o papel da literacia mediática na promoção deste propósito não há grandes dúvidas. “É através da literacia que conseguimos atingir um jornalismo de melhor qualidade”, garante Sara Pereira, investigadora do Observatório sobre Media, Informação e Literacia (MILOBS). A também professora da Universidade do Minho sublinha ainda a necessidade de formar “públicos mais informados e críticos para um jornalismo de maior excelência”.

Para Sara Pereira, o combate à desinformação começa com a valorização da literacia na sociedade. “Compreender a importância da informação e, em especial, a fidedigna, é um dos primeiros passos para o combate à desinformação”, salienta. O papel da literacia para os media será um assunto a ser discutido na tarde de hoje, no 5º Congresso dos Jornalistas.

As opiniões dos portugueses quanto ao jornalismo divergem e o ofício é, vezes sem conta, associado à desinformação e falta de qualidade. Para Sara Pereira, esta posição é justificada pela “falta de reconhecimento da importância do jornalismo”, acrescentando que “muitas pessoas equiparam o ofício a um bem de consumo, como a comida ou bebida, mas isso não é jornalismo”. Nas palavras da investigadora, se não se compreender como o jornalismo contribui para a cidadania e o modo como olhamos para o mundo, é muito difícil lutar por esta profissão. Aliás, defende que “o jornalismo é um alicerce da sociedade” e como tal deve ser “valorizado na esfera pública”.

Preocupada com a educação para a literacia nos jovens, Sara Pereira é uma das responsáveis pelo Referencial para a Educação para os Media. Realizado em conjunto com Manuel Pinto e Eduardo Jorge Madureira, e atualizado à data de dezembro de 2023, este projeto constitui-se um elemento destinado à promoção da literacia em contexto escolar. Atualmente, desenvolve um projeto de investigação (BYou) sobre a forma como os jovens vivem com os media. Um dos objetivos do MILOBS é ajudar a definir políticas para a literacia mediática. Em novembro passado, foi aprovada uma resolução do Conselho de Ministros para o Plano Nacional de Literacia Mediática que, para Sara Pereira, “é a maior politica que podíamos ter em Portugal para promoção da literacia mediática junto da população”.

 

 

Por: Luciana Matos | Universidade do Minho