Vice-presidente da Comissão Europeia: “É preciso investimento público no Jornalismo”
Num momento em que os órgãos de comunicação social portugueses vivem um período de forte instabilidade, a vice-presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová, congratulou os jornalistas portugueses, reunidos em congresso, e solidarizou-se com os trabalhadores da Global Media. Dirigindo-se esta quinta-feira aos participantes do 5º Congresso dos Jornalistas, a comissária reiterou que a informação é um bem público, cabendo às democracias proteger os jornalistas.
No comunicado enviado aos jornalistas portugueses, Věra Jourová defendeu que é necessário “encontrar soluções a nível europeu e internacional” para a crise do jornalismo e incentivar investimentos públicos, que “respeitem a independência e o pluralismo” da atividade. Lembrando a atividade legislativa em curso, a comissária reiterou o compromissa da União Europeia com a independência da Comunicação Social.
Numa palavra especialmente dirigida aos trabalhadores do Global Media, Věra Jourová saudou os profissionais por “apesar dos salários não pagos e da incerteza quanto ao seu futuro”, continuarem a “preencher as páginas e as ondas hertzianas com as notícias de que as nossas democracias e sociedades necessitam”.
“Não há democracia sem jornalistas”. 🇪🇺 @VeraJourova, vice-presidente da @EU_Commission, deixa mensagem de abertura no 5º @congressojorn, no @CinemaSaoJorge, em Lisboa 🇵🇹.
— Comissão Europeia em Portugal (@CE_PTrep) January 18, 2024
A Comissária demonstrou também solidariedade com os trabalhadores do Global Media Group.#JuntosMaisFortes pic.twitter.com/xyI81GqNX6